O sentido da escola no todo e na vida do indivíduo

Imagem retirada do google, créditos não encontrados.

Maria Catarina Pires
Universidade Federal de São Carlos

NOTA: Pelo título quero dar a entender que a escola assume determinado sentido, ou sentidos, dentro da sociedade e para ela, atingindo também a individualidade de cada um no coletivo. Por sentido quero dizer, o porquê de existência.

Introdução
No discurso dos alunos, em geral, a escola deveria ser um espaço de formação íntegra da pessoa, que prepara para a vida. Afirmações tais como 'a educação vem da escola' são muito comuns de se encontrar na fala dos estudantes. Mas por experiência posso afirmar que muitos professores também tem essa concepção, ou concepções ainda mais limitantes, e adotam para si uma postura de transmissores de valores e regras pré-estabelecidas.
Movidas por experiências conflituosas e batalhas por melhores condições de existência, ou mesmo pelo senso comum, muitas famílias sonham com a ascensão social para seus filhos, com empregos de prestígio e de grande retorno financeiro, pois isso é ser “bem sucedido”.

Desenvolvimento
Com tantas divergências de interesses e sofrendo grandes abalos políticos, a realidade da escola brasileira é, desde sempre conflituosa.
O Brasil é um país jovem e a escola pública surgiu tardiamente no país, tendo início no fim do século XIX com escolas primárias e ainda somente no século XX, a escola se estendeu aos níveis seguintes. Mas tudo com base nos interesses da elite e para calar reivindicações de movimentos populares. Se analisarmos o percurso da escola brasileira desde então, não houve mudanças no eixo de interesses e o ensino ainda é fundamentado na elite e baseado no dinheiro, foca no preparo para ingresso no mercado para o exercimento de determinada função apenas. A discussão da educação de forma mais global na formação do indivíduo é ainda mais recente, com seu marco mais expressivo em Paulo Freire. Desde então tem sido difícil a implementação de novas estratégias, porém o debate por uma educação digna já se mostra mais presente. No discurso político, a educação visa sim o bem-estar dos indivíduos.
*conhecimento emancipatório: De acordo com a obra de Boaventura Sousa Santos, conhecimento que leva a solidariedade; antagonismo de conhecimento-reprodução, que leva à ignorância.

Os conflitos ideológicos que fundamentam a escola são quase que intermináveis. Segundo Barbosa, "O papel que a escola ocupa hoje na sociedade brasileira é complexo. Muitas vezes ela contribui para a exclusão dos meios necessários à vida digna, pois as estruturas mais fortes organizam-se para privilegiar grupos e pessoas; as consciências são levadas por aquilo que fica parecendo natural no ambiente, tornando-se inquestionável e aceito pelo senso comum. A escola reforça a prática e reproduz o egoísmo, o individualismo e a competição, elementos essenciais ao mundo em que predomina o mercado. A organização do fazer escolar é repetidora do sistema social injusto que a sociedade criou e o mantém como forma de emperrar mudanças que possam alterar a ordem dominante."
A escola, cheia de contradições, perde muitas vezes o seu referencial de construção centrada na vida, para ser ferramenta de inserção na dilaceradora sociedade capitalista e em seu mercado de trabalho. Ela hoje serve perfeitamente aos interesses mercantis, na medida certa para que tudo funcione como é esperado e está já estabelecido. Mudanças, transformações, são completamente aversivas para esse sistema e os meios para que elas não aconteçam são tremendamente eficazes, tanto que, a simples ideia de escola como transformadora da realidade quase não está presente no pensamento da sociedade atual.
É possível fazer uma análise direta de tudo isso com base em situações concretas vivenciadas na sala de aula. Os instrumentos avaliativos utilizados, as provas, exemplificam claramente uma educação focada na cópia e reprodução de um único modelo considerado como certo. Há somente um jeito certo de se responder e as respostas que fogem disso estão, consequentemente, erradas.
É claro que não se pode reduzir à escola a tarefa de formar uma pessoa. Isso nega os muitos outros espaços válidos que contribuem para a formação do sujeito, e os variados tipos de saber que extrapolam os muros escolares.
Muitos valores ultrapassados e preconceituosos ainda são muito presentes e reforçadores no ambiente escolar. Mas muitos desses problemas decorrem da falta de preparo pedagógico dos profissionais da educação e de uma reflexão, sendo esta necessária da parte de todos.

Considerações finais

Entristece pensar nas atuais condições educacionais brasileiros, especialmente no Ensino Público, mas reduzir tudo a lamentações não leva nada a solução. Tampouco é possível que se espere por uma ação vinda das secretarias de educação ou de grandes instituições para que mudem as estratégias escolares.
A escola é em si, um espaço de luta, e com grandes privilégios, apesar dos empecilhos, pois participa de maneira muito forte na formação da pessoa, pode-se sim criar, a partir da ação dos docentes ou dos próprios alunos, seres humanos que se unam para transformar a escola, um espaço de diálogo e de valorização da essência humana. Segundo Barbosa “uma educação crítica, radical e libertadora é um dos instrumentos necessários ao aglutinamento de forças transformadoras e gestadoras do trabalho de formação de seres com consciências críticas (...) Ir contra o pensamento reacionário e conservador é extremamente importante para que todos possam viver dignamente.”
O menino que acorda cedo e, às vezes a contragosto, vai até a escola, não imagina a amplitude de seu simples ato, tal é o poder transformador da educação. É preciso tomar consciência dessa grandiosidade e importância inerentes à educação, para que não sejam outros que tomem essa consciência e a utilizem como desejarem. Esses outros, na realidade atual são os donos do dinheiro, que passam por cima de quem for para manter o poder.
É inegável que a escola é transformadora e essencial a reflexão por parte dos educadores, especialmente em sua formação, sobre o seu papel na realidade da escola, que são as pessoas. É importantíssimo ressaltar a importância do novo nas práticas pedagógicas. Os professores são como pedras fundamentais na escola, em seu trabalho de formação da pessoa humana. Quando questionam acerca de seu posicionamento social, superam certamente concepções comuns que cegam a atuação pedagógica, e estão no caminho para um modelo de conhecimento que busca a dignidade dos seres humanos.
De forma especial destaco os professores e profissionais da educação, mas a reflexão é necessária a todos, todos os que vivem e participam de uma realidade de interação com outros seres humanos e são atingidos pelos fatores mencionados anteriormente no artigo.
A escola é sim transformadora em todos os sentidos, mas é fruto das ações e ideias humanas, somos nós que construímos e transformamos, a escola não é um bloco institucional sobrenatural, mas resultado do trabalho das pessoas que somos nós. Aí está a ação de cada um, o gesto que tem sim seu impacto, já que tratamos de um coletivo.

Referências
BARBOSA, Márcia Silvana Silveira. O papel da escola: obstáculos e desafios para uma educação transformadora. UFRGS/ Porto Alegre, 2004. 229 p. Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/6668/000488093.pdf?...1
HILSDORF, Maria Lucia Spedo. História da Educação Brasileira. São Paulo: Thompson, 2005.
PEREIRA, Lílian Alves. FELIPE, Delton Aparecido. FRANÇA, Fabiane Freire. Origem da escola pública brasileira: A formação do novo homem. Disponível em: http://www.histedbr.fae.unicamp.br/acer_histedbr/jornada/jornada7/_GT3%20PDF/ORIGEM%20DA%20ESCOLA%20P%DABLICA%20BRASILEIRA.pdf
LUCKESI, Cipriano. Tendências pedagógicas na prática escolar. Seminário de tendências pedagógicas no Brasil, 2012. 13p. Disponível em: http://www.aed.aedb.br/faculdades/ped/ Downloads/1ano/Seminario_Tendencia/LUCKESI%20%20tendencias_pedagogicas.doc

SANTOS, Boaventura de Sousa. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. 4ª edição. São Paulo: Cortez, 2002.

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